Existem dois tpos de Leituras distintas relacionados com o tarot: a Tarologia e a Taromancia.

A Tarologia estuda os símbolos, a estrutura, a filosofia, a história do tarot, suas lendas e mitos. Tem caráter racional; estuda o tarot em sua estética, os atributos de cada arcano, , significados, seus parâmetros estruturais e possibilidades de interpretação. o tarot entendendo-se como um jogo, sob o aspecto :
história da cultura, arte, estético de contexto sócio-cultural e também como um texto em forma de símbolo, de leitura visual.
A Taromancia estuda os arcanos, os métodos, as orientações e os jogos de tarot. intuitivo e trata do uso do tarot como oráculo, o tarot ( QUE È) pode-se fazer previsão do futuro, usa técnicas específicas de interpretação baseadas na intuição. Devido a isso despertou o interesse de pesquisadores sérios, principalmente psicoterapeutas, que consideram as cartas como um complexo sistema de leitura intuitiva.- TAROT DOS BOÊMIOS, , TAROT RIDER-WAITE, NEW AGE TAROT, AQUARIAN TAROT e COSMIC TAROT

A Taromancia é a prática da análise das questões em determinados contextos ou sobre uma pessoa , o consultante ou até mesmo prever eventos e fatos a partir da sua leitura através dos métodos e técnicas de leitura , permitem a interpretação do tarot.

A Taromancia possui duas linhas distintas que servem de auxílio ao consulente: tanto linha adivinhatória .

Na linha adivinhatória os tarólogos usam o tarot como oráculo, analisando e interpretando -O passado e presente e com a possibilidade de fazer previsões sobre o futuro, através da leitura dos Arcanos  podem dar orientações, ao consulente Esta é a forma de trabalhar com o tarot, a qual tem suas bases no ocultismo.

É a Taromancia de análise do presente do Destino   do consulente. – Tarot de Marseille, Oraculos de belline e Bleu , Le Grand Lenormand e le Petit Lenormand etc e tarot Thot no meu entender artéria de Tarot Marseille como tarot Rider -Waith.Que nasceram para no entender dos seus criadores completar .

Esta é a minha analise pessoal, e penso ser muito distinta, A leitura do Tarot como Oráculo Taromancia da leitura Intuitiva a tarologia.

Eu considero-me Cartomante/Tarologa, como tal as cartas  são efectivamente para ler o Futuro – com esse objectivo foi criado e assim eu o leio.

Facto é que as leitura são distintas uma empírica  outra, intuitiva.

Tarotoraculos
Ana Paiva